Habilidades Sociais: o que elas podem te ensinar sobre viver em sociedade
- Luma Deffendi

- 5 de jul. de 2022
- 3 min de leitura

Você se lembra que vivemos em sociedade?
Após tanto tempo de pandemia fica um pouco difícil de lembrar como era se comportar em meio a tanto convívio social, não é mesmo? 🤭
Grande parte das nossas necessidades acabam sendo mediadas por outras pessoas e por consequência depende da nossa interação com elas. Isso quer dizer que o meu comportamento pode ser um determinante, anteceder ou ser consequente do comportamento do coleguinha que divide o ambiente comigo (tá e daí?). ⠀
⠀
E daí, que acaba sendo mega importante nos atentarmos para como estamos nos comportando socialmente, pois a nossa sobrevivência também depende da qualidade das nossas famosas habilidades sociais.
Mas o que são habilidades sociais? ⠀
Na prática, habilidades sociais ou competências sociais englobam um conjunto de requisitos que podem se desenvolver e serem incorporados como ferramenta para conectar e interagir com as pessoas que nos relacionamos.
⠀
Nossa seleção filogenética contribuiu para que nos tornássemos seres aptos a termos comportamentos sociais, isto é,somos suscetíveis à aprendizagem na relação com os amigos, por exemplo.
Mas é na nossa história individual de interação com outras pessoas que acabamos desenvolvendo, ou não, esses comportamentos, o que depende também, em certa medida, do que a cultura em que vivemos diz que é legal e/ou válido. ⠀
⠀
Se não formos corretamente estimuladas, principalmente na infância, pela família, pela escola e por pares, podemos apresentar dificuldades na aquisição de certas habilidades.
Mas isso não significa que NUNCA mais poderemos nos tornar bruxas socialmente competentes, viu?
Dá pra aprender!
O primeiro passo é identificarmos as possíveis falhas, déficits e/ou excessos que nos trazem probleminhas, e é nessa direção que o post de hoje vai te orientar. ⠀
⠀
Juntei minhas forças na tarefa de te ajudar a escanear o HD: o aulão especial é sobre algumas das habilidades sociais mais importantes na nossa cultura. Já adianto que não precisa exceder as expectativas em cada uma delas, basta verificar como tem sido a sua experiência com tais habilidades. ⠀
⠀
Tudo pronto? Partiu!
Comunicação: iniciar e manter conversas, fazer e responder perguntas, pedir e dar feedback, elogiar e agradecer elogios, dar opinião. O básicão para se relacionar com outras pessoas.
Empatia: famoso olhar no olho da pessoa, se aproximar, escutar (evitando interromper), mudar de perspectiva, expressar compreensão e compaixão, demonstrar disposição para ajudar, ficar feliz e realizado por conquistas que não são suas, sentar na poça de lama ao lado do amigo e apenas segurar a sua mão pode valer mais do que barras de ouro.
Civilidade: “bom dia, por favor, obrigada e me desculpe", bem como manifestar outros comportamentos “educados” normativos na cultura vigente, em sua diversas formas (chegar atrasado aqui no Brasil é costumeiro, mas não faça isso na Inglaterra, senão Bethinha fica puta).
Fazer e manter amizade: puxar papo, falar sobre si mesmo de modo despretensioso, ouvir/fazer confidências, demonstrar gentileza, preocupação e solidariedade, manter contato sem ser invasivo, expressar sentimentos (de todas as qualidades), elogiar, dar feedback, responder a um contato, enviar mensagens, convidar/aceitar convites.
Assertividade: defender os próprios direitos, bem como o dos outros, questionar, solicitar explicações sobre o porquê de determinados comportamentos, manifestar opinião, concordar e discordar, fazer e recusar pedidos, expressar raiva, desagrado e pedir mudança de comportamento, desculpar-se e admitir falhas, manejar críticas (aceitar, fazer e rejeitar), falar com figuras de autoridade. Mais conhecido como descrever os problemas e não atacar as pessoas.
Manejar conflitos e resolver problemas interpessoais: acalmar-se, percebendo que está sob controle de emoções, reconhecer, nomear e definir um problema, identificar comportamentos de si e dos outros associados à manutenção ou à solução de problemas, propor alternativas para solucionar um problema, escolher, implementar e avaliar cada uma das alternativas.
Existem muitas outras, mas é melhor parar por aqui e guardar referências para os próximos assuntos.
Agora me diz, a Luminha conseguiu explicar de um jeito dinâmico? Se quiser ver esse post de forma mais lúdica, é só conferir o post original no Instagram!
.





Comentários