Psicologia comportamental: o que é isso, Brazil?
- Luma Deffendi

- 19 de out. de 2020
- 2 min de leitura
“São frios, calculistas e não consideram os sentimentos esses psicoterapeutas analistas do comportamento”.
Ah, vá! Nós, da Análise Comportamental somos uns amorzinhos, gente, e aos poucos vou tentar provar isso pra vocês! Mas vamos ao que interessa: o que é (onde vive, do que se alimenta), de fato, a psicoterapia comportamental?
A psicoterapia analítico-comportamental é um dos vários tipos de psicoterapia existentes dentro do campo da Psicologia clínica. Se baseia nas ciências do comportamento e na filosofia do behaviorismo radical, e entende o comportamento humano como multideterminado, sendo produto da nossa biologia, da nossa história de vida e da cultura na qual estamos inseridos.
Para nós, cada indivíduo é ÚNICO (desde a sua gênese) e o que faz, e porque faz o que faz, é produto de sua peculiar e constante relação com o mundo.
Nós, analistas do comportamento, partimos do pressuposto de que a maioria das características de uma pessoa é aprendida e desenvolvida ao longo de sua vida. Logo, aquilo que foi aprendido pode ser mudado em algum nível, o que justifica defendermos o caráter democrático da prática clínica analítico-comportamental pra quem busca se autoconhecer e lidar melhor com os eventos ao seu redor (seu contexto).
Tradução menos educada: se aprendeu, meu filho, pode desaprender.
Ou melhor ainda: pode aprender outro meio (de preferência mais adaptativo e satisfatório) de lidar com as circunstâncias da vida, não é meixmo?
É. Pra nós, amorzinhos da AC, é.
Lógico que é preciso estar disposto a encarar essa viagem que, muito embora seja maravilhosa e passe pelo Caribe, pode ser turbulenta (afinal de contas, o temido triângulo das Bermudas é por ali também, certo? Sejam legais comigo e façam um esforço pra acompanhar a referência, please). Mas vale muuuito a pena no final, prometo!





Comentários